O carnaval do Arlequim

Joan Miró i Ferrà foi um importante pintor, gravador, escultor e ceramista espanhol. Um criador de formas, figuras coloridas, imaginárias e símbolos próprios formados por manchas e por linhas carregadas que caracterizou toda sua obra, é considerado um dos maiores representantes do surrealismo. Na juventude, Miro estudou na Escola de Belas Artes de Barcelona e na Academia de Gali.

O Carnaval do Arlequim trata-se de uma notável pintura de Miró. Segundo o próprio Miró, a tela revela de forma inconfundível o seu estilo pessoal. Para a pintá-la, afirma que fez inúmeros desenhos, nos quais exprimia as suas alucinações provocadas pela fome.

A pintura representa um quarto, com uma mesa e uma janela, que são referenciais do mundo cotidiano. Mas o que nele se destaca sãos elementos oníricos. Um bizarro conjunto de insetos soltos no espaço, que brincam, dançam e tocam música. Arlequim, rosto redondo e bigodes imensos e ridículos, tem o olhar triste e nervoso – um aspecto dramático da personalidade de Miró, que ponteia uma obra jovial com momentos de tensão. A obra pode ser apreciada na Albright–Knox Art Gallery, em Nova Iorque.

Produtos Relacionados