Autorretrato com cabelo soltos

Frida Kahlo foi uma importante pintora mexicana do século XX. É considerada, por alguns especialistas em artes plásticas, uma artista que fez parte do Surrealismo. Porém, a própria Frida negava que era surrealista, pois dizia que não pintava sonhos, mas sua própria realidade. Destacou-se ao defender o resgate à cultura dos astecas como forma de oposição ao sistema imperialista cultural europeu.

Em 1946, a saúde de Frida piorou e ela fez uma viagem a Nova York para uma cirurgia de fusão espinhal. Esta operação foi chamada “o começo do fim” por Frida, pois após esta cirurgia, sua condição se agravou. Este autorretrato foi pintado enquanto ela estava se recuperando desta cirurgia. Frida parece fina e exausta nesta pintura. A frase na parte inferior desta pintura quer dizer:

. “Aqui eu me pintado, Frida Kahlo, com o meu reflexo no espelho tenho 37 anos e hoje é julho de 1947. Em Coyoacan, México, o lugar onde eu nasci”.

Ela declarou ter “37 anos” na inscrição, mas sua idade real era 40 no momento em que este retrato foi pintado.

Nesta pintura Frida representou si mesma com grande volume de cabelo solto. Provavelmente porque ela quer agradar a Diego Rivera que era obcecado pelos seus cabelos longos.

Esta pintura foi leiloada por Christie’s, New York, em maio de 1991. Foi vendida pelo valor de 1.650.000 dólares.

Produtos Relacionados