A dança

Henri Émile Benoît Matisse foi um importante desenhista, escultor e pintor francês. Nasceu em 31 de dezembro de 1869 na cidade francesa de Le Cateau-Cambrésis e faleceu em 3 de novembro de 1954 na cidade de Nice (sul da França). Foi um dos principais representantes do movimento artístico conhecido como Fauvismo.

A obra A Dança, foi encomendada pelo patrono de Matisse, Sergei Shchukin, em conjunto com outra obra, chamada Música. A pinturas seriam colocadas no Palácio Trubetskoy, mansão de Sergei em Moscou, e, a princípio, o russo não gostou da ideia de ter pinturas com personagens nus expostas ao público. Por isso pediu que as bailarinas tivessem vestidos, mas Matisse se negou e enviou a seu patrono esboços em aquarela das dançarinas nuas.

Com o esboço em mãos, Segei mudou rapidamente de ideia.No entanto quando a obra, ainda inacabada, foi exposta no Salão de Outono de 1910 em Paris, seu autor foi alvo de duras críticas, o que fizeram com que seu patrono cancelasse a encomenda. Embora o golpe tenha deixado o artista desanimado, após alguns dias de reflexão, Matisse decidiu concluí-la.

Acredita-se que a ideia da composição surgiu em 1905, enquanto o pintor observava alguns pescadores realizando uma dança de roda, a sardana, em uma praia do sul da França. As formas simplificadas das dançarinas ocupam toda a tela, em um padrão rítmico de movimento expressivo. Além disso, Matisse limitou a sua paleta em apenas três cores: azul para o céu, laranja-rosado para os corpos e verde para as colinas. A técnica utilizada foi óleo sobre tela 2,60m x 3,91m, está localizada no Museu Hermitage, São Petesburgo, Rússia.

Produtos Relacionados