A dama do arminho

Leonardo di Ser Piero da Vinci ou simplesmente Leonardo da Vinci nascido na atual Itália, foi uma das figuras mais importantes do Alto Renascimento, que se destacou como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico. Leonardo frequentemente foi descrito como alguém cuja curiosidade insaciável era igualada apenas pela sua capacidade de invenção. É considerado um dos maiores pintores de todos os tempos e como possivelmente a pessoa dotada de talentos mais diversos a ter vivido.

A Dama com Arminho é, provavelmente, Cecilia Gallerani, de 17 anos, dama da corte milaneza e amante do Duque de Milão, Lodovico Sforza. Existem várias hipóteses sore a presença do animal na cena. Uma delas é que ele simboliza a castidade da garota, embora isso pareça mais uma ironia, já que ela deu à luz um filho ilegítimo do duque.

Outra hipótese evoca um trocadilho com o seu nome que, em grego, significa arminho. Existe ainda uma terceira possibilidade, que se apoia no fato de que o apelido de Lodovico era Ermellino, que significa Arminho em italiano. A pintura foi feita durante a primeira visita de Da Vinci a Milão, para onde ele foi na esperança de conseguir a proteção do duque.A técnica utilizada foi óleo sobre madeira,54cm x 40cm, pode ser vista no Museu Czartoryski, Cracóvia, Polônia .